top of page

          Retratar princípios culturais tradicionais tem se mostrado de grande valia para a composição contemporânea. O projeto “Ponteado: Uma Alusão à Cultura Violeira” é continuação de uma pesquisa embrionária, feita sobre o repertório e gêneros da música relacionada à Viola Caipira ou de Arame, realizada pelo compositor Azael Neto. E que resultou na composição da Suíte Karikaturas, para duo de violas (sinfônicas), que estreou na Sala da Congregação da EM-UFRJ, em 2011.

 

           A pesquisa inicial levantou em inúmeras questões relativas ao contexto da Viola de Arame. O projeto atual, conta com a orientação do Mestre em composição Alexandre Schubert e consiste em uma busca mais detalhada e profunda, da linguagem e cultura da viola de arame, confeccionando um glossário, utilizado na composição de uma obra para Orquestra de Câmara, com duração de vinte e três minutos, em seis movimentos. Cada qual baseado em uma dança características, que retratem a cultura “Caipira”, em especial região Centro-Sul, da qual faz parte o estado do Rio de Janeiro, sem com isso fazer uma simples recriação das manifestações folclóricas brasileiras. Foram criadas diretrizes básicas para a utilização das manifestações presenciadas e analisadas nas pesquisas, em uma obra musical original.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

    A primeira apresentação da obra Ponteado foi gravada, filmada e disponibilizada gratuitamente, em áudio, vídeo e partitura no site: https://sites.google.com/site/ponteadouacvioleira/home 

 

PONTEADO: UMA ALUSÃO À CULTURA VIOLEIRA

      A pesquisa consistiu em consultas a livros, revistas, CDs e outras formas de arquivos, bem como, pesquisa de campo, dividida em três etapas: A primeira entrevistando pesquisadores e instrumentistas conceituados no meio erudito e acadêmico, que elegeram a viola como instrumento de trabalho, entre eles: VAN VILELA, MARCUS FERRER, NICOLAS SOUSA BARROS, PAULO FREIRE, ROBERTO CORRÊIA, ANDREA CARNEIRO e RUBENS GOMES. A segunda frequentando festivais, museus e bibliotecas, a fim de mapear o cenário da viola nacional. A terceira enfocou as manifestações populares, como as Folias, os violeiros anônimos, de projeção muito restrita ao ouvinte que não está diretamente ligado a viola, entre eles: VALDIR VERONA, BRUNO REIS, EDUARDO MACHADO, BRUNO SANCHES, BADIA MEDEIROS, PAPALO MONTEIRO, SIDINEI DUARTE, BILORA, IAN FERREIRA, CHICO LOBO, ALCIDES DOS SANTOS, AORÉLIO DOMINGUES, MIRIAN CRIS.

 

          A estreia da obra contou com o trabalho de ponta da CAMERATA DE SOLISTAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA RIO DE JANEIRO: Wladyslaw Kreinski – flauta; Juliana Bravim – oboé; Cristiano Costa – clarineta; Deyvisson Vasconcelos – fagote; Alessandro Jeremias – trompa; Ricardo Coimbra (spalla), Dhiego Lima (concertino) e Ranan Jabour Antonini - violinos I; Bruno Lopes (chefe), Gabriel Gonçalves e Amaro Neto - violinos II; Ana Luiza Lopes e Isadora Scheer - violas; Mateus Rangel e Marcos Rangel – violoncelos; Ricardo Bessa – contrabaixo; Rafaela Calvet, Elíezer Alves e Beto Bonfim – percussionistas, Regência - Cyrano Sales. Foi realizada no Salão Leopoldo Miguez no dia 19/12/2012. O programa contou ainda com o violeiro Du Machado que abriu o concerto tocando viola caipira e viola de cocho e Guerra-Peixe. Sendo encerrado com a obra Ponteado de Azael Neto, resultante do Projeto “Ponteado: Uma Alusão a Cultura Violeira”. PROJETO REALIZADO COM PATROCINIO DO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO E DA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA – EDITAL APOIO À PESQUISA E CRIAÇÃO ARTISTICA 2011. 

PARTITURAS
bottom of page